sábado, 9 de maio de 2009

Igreja e Atos


“Ide ,portanto, FAZEI discípulos de todas as nações, BATIZANDO-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ENSINANDO-os a guardar todas as coisas que lhes tenho ordenado. E eis que estou convosco TODOS os dias, até a consumação do século.”Mt 28:19,20

Jesus fez e nos chamou para FAZER. Palavras sem ação são somente palavras. Não podemos somente dar as boas notícias sem efetivamente praticá-las. Como Tiago diz devemos ser ouvintes praticantes. (Tg 1:25)

O que tem nos impedido de FAZER os discípulos? Irmãos talvez estejamos falando de discípulos, mas não fazendo os discípulos. Fazer discípulos é uma ação requerida por Jesus Cristo a sua Igreja.

Falar-Fazer

Se uma mãe ou um pai simplesmente falar que ama o seu filho sem ações de amor, ficará para o filho somente as palavras. E ele não viverá e nem sentirá o amor dito por palavras para o seu filho.

Como em todas as coisas, Jesus nos ordena a fazer tudo o que Ele fez anteriormente.

* Quando da ordenança de Cristo para fazer discípulos , Jesus já tinha feito os seus discípulos.
* Quando nos ordena a amar o próximo, Jesus já havia nos amado primeiro.
* Quando Jesus disse que tinha os discípulos por amigos ele disse também :

(João 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Jesus deu a sua vida por nós.

* (Romanos 8:14-17) - Assim como Deus nos adotou devemos adotar uns aos outros.

O discipulado é adoção de vidas. ( Deus não deu a vida para cada um cuidar da sua ). A vida de um irmão em Cristo é um cuidado que deve abranger toda Igreja.

Jesus, o grande exemplo para Igreja, mostrou amor aos pecadores:

(Lucas 7:34) - Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. (Ele deu a vida por eles também) - Quando Jesus diz amigo = por você eu dou minha vida.

Discipular e Ser Igreja estão em um único caminho. Se formos uma igreja de fato, seremos discipuladores de fato e teremos também atos de Igreja.

Ser igreja é demonstrar amor. É doar nossa vida em favor de outras vidas, é a visão altruísta (não egoísta).

[Ser Igreja significa verter amor altruísta em favor do próximo. ]

Por isso necessitamos compreender melhor o que é ser igreja e o seu papel no mundo. Vamos assimilar isto:

* Amor é ação prática e não palavras.
* Amor é doação de vida.
* O amor de um pai e uma mãe é doação da sua vida em favor do seu filho.
* Podemos entender que fazer discípulos implica em doação de vida.

Vamos morrer pelas vidas? Não. Mas precisamos morrer para nós mesmos para sermos igreja e fazer discípulos. (Lc 9:23).

No Salmo 1, somos instruídos para não assentar a roda como os escarnecedores, mas isso não significa que não devo derramar amor de Deus por estes além de orar por eles (Mt 5:44-48), Jesus amou os pecadores, isso significa que Ele nos amou! E por que nos amou fomos salvos.

Mas Jesus não está esperando que somente falemos de Jesus. Muitas vezes nós dizemos: Fale de Jesus para as pessoas! Como é falar de Jesus? Falar é sempre mais fácil do que fazer. Não se pode precisar, mais podemos perceber na Igreja de Cristo , um abismo entre o falar e fazer.

Falar que somos uma Igreja de Atos é fácil. Fazer o que a igreja de atos fazia, parece que é inatingível.

Em alguns momentos podemos perceber que quanto mais simples, sincera e entregue é a nossa fé, mais agimos. Os cristãos simples e sinceros, sabem fazer, muito mais do que falar.

Irmãos , não podemos simplesmente fazer apologia ao Cristianismo, mas devemos ser o cristianismo em atos.

Se negamos a nós mesmos, então devemos partir em direção ao outro. Mas não tem sido assim aparentemente. Muitos vivem aflitamente porque só pensam em si mesmos.

Rm 12:1,2 - Precisamos renovar o nosso entendimento sobre igreja.

Uma igreja é uns pelos outros, é voltar a sua atenção ao nosso próximo.

O amor, a atenção, o cuidado, a compaixão pode estar sendo cada dia mais distante do caráter da igreja. Alguns se preocupam em ser igreja fazendo obra social. Amados a obra social não é somente lavar cadeiras, limpar a igreja, ou distribuir cestas básicas e isso tão pouco é ser Igreja.

A Igreja de Cristo deve executar uma obra social que glorifica a Deus e atinge toda a sociedade. Como?

O amar uns aos outros! Essa é a verdadeira obra social que pode e deve ser praticada, não por um departamento na igreja, por meia dúzia de irmãos bem dispostos, mais praticadas por toda a igreja.

E aí?Somos esta Igreja?

Mais uma vez, precisamos renovar o nosso entendimento sobre a Igreja. Lançamos um decreto sobre ser Igreja de Atos. Temos que honrar esta declaração para a glória de Deus!

(Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Aqui está a resposta de muitas aflições que dominam muitos crentes. Há crentes que não entendem as aflições, as derrotas, elas podem acontecer em nossas vidas como disse Jesus:

(João 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Mas quero levar os irmãos a uma compreensão sobre Igreja. Eu e você podemos viver mais derrotas e ou mais aflições quando caminhamos sozinhos, ensimesmados.

Mas quem é igreja não é assim. Contra uma Igreja unida - o que é redundante dizer, porque igreja essencialmente é unidade - as portas do inferno não prevalecerão!

Precisamos cuidar da Igreja, é também a nossa família.

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” - I Timóteo 5:8

Idéias e opiniões não podem estar acima do amor uns pelos outros. Você pode gostar de uma cor diferente.

Mas se não gostar e não amar o seu irmão, uma notícia triste nos espera: Não pertencemos ao corpo de Cristo.

Que o Senhor nos ajude a renovar a nossa mente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Sobre mim

Minha foto
Sou antes de tudo filha do Deus altíssimo. Canto do Ministério de Música Geração de Davi, lidero também junto com meu marido a rede de jovens e adolescentes da IEBI. Sou professora de Língua portuguesa, Literatura, Redação e Língua Inglesa, no momento leciono no CCI - Colégio e Curso Inovação, e CGE - Colégio Grêmio Educativo.

  ©Template by Dicas Blogger.